terça-feira, 20 de março de 2012

Fotografia em Pauta

Com intuito de discutir temas que envolvesse o mundo virtual, o Ciberdebates surgiu como um projeto organizado pelos estudantes da disciplina de Oficina de Jornalismo, no entanto agora ganhou maior relevância e conquistou uma vaga no calendário de eventos acadêmicos da Universidade de Fortaleza (Unifor). São organizados quatro por semestre, sendo assim, oito por ano. Cada um com uma temática própria e com debatedores convidados diferentes. 

O primeiro deste ano será realizado no dia 22 de março, a partir das 8h, no Teatro Celina Queiroz. Nesta edição, a fotografia entrou em foco para ser analisada, questionada e discutida. A intenção é abordar de maneira simples e direta o passado, presente e futuro do fotojornalismo e conseguir introduzir na conversa qualquer espectador para esse universo, seja ele profissional da área, fotógrafo amador, amante dessa arte ou apenas um curioso estudante.

Estamos diante de uma tendência que deixa de lado os aparelhos convencionais de câmera em detrimentos dos novos aplicativos e mecanismos do celular. Por isso, o assunto fotografia não é exclusivo da área profissional, já que todos os indivíduos relacionam-se com essa ferramenta de registro de fato em sua rotina. Mas, qual a preocupação e responsabilidade que um cidadão comum pode assumir? 

Devido a essa realidade e também a outras dúvidas envolvendo a fotografia, a intenção do evento é trazer os seguintes questionamentos: será que a fotografia ainda pauta o jornalismo? Será que a fotografia, que é uma arte secular, ainda sobrevive nos tempos na internet? Qual a importância da fotografia no contexto das novas mídias? Quais os enfoques que uma fotografia pode ter? Como o poder de edição de uma imagem pode prejudicar e quais as consequências legais que esta atitude pode levar?

Para compreendermos melhor como se elege uma boa imagem jornalística, quais as tendências que devem ser seguidas, qual o futuro da fotografia e do fotojornalismo, convidamos Júlio Alcântara – atualmente professor de fotojornalismo da Unifor-, Celso Oliveira - editor de imagem e fotógrafo documental - e Eduardo Queiroz - editor de fotografia do jornal Diário do Nordeste-.

O evento é gratuito e oferece certificado de participação aos que assinarem a lista de presença na porta do Teatro Celina Queiroz. O Ciberdebates é coordenado pela professora Adriana Santiago, com apoio institucional do Curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza.

Mais informações
Twitter: @ciberdebates
Facebook: Ciberdebates Unifor
e-mail: ciberdebates@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário