terça-feira, 26 de abril de 2011

Jornalista multimídia: as impressões da plateia no Ciberdebates

Por Isabelle Leal, Luis Marcio e Viviane Sobral



Qual as funções do jornalista multimídia? Essa pergunta permeou o segundo ciclo do Ciberdebates nesta terça-feira, 26, no auditório da biblioteca da Unifor. Os convidados Beto Almeida (@betodealmeida), do Portal C News, Erivaldo Carvalho (@erivacarvalho), do O Povo Online e Marcelo Bloc (@marcelobloc), do Portal Verdes Mares, debateram durante a manhã sobre o tema junto dos alunos do curso de jornalismo da intituição e dos internautas que acompanharam o evento por meio de transmissão em streaming e Twitter.

Antes do debate, conversamos com alguns alunos sobre suas expectativas:



Marcelo Bloc deu início às falas da manhã ressaltando a importância de ser bem informado sobre os mais diversos assuntos para trabalhar com webjornalismo. “As pessoas perguntam sempre em qual editoria eu trabalho. A verdade é que eu trabalho em todas, pois fazemos notícias de cidades, esportes, polícia...”.

Beto Almeida defendeu que o conteúdo é fundamental, independente do veículo. "Somos jornalistas analógicos nos adaptando ao meio digital. Mas acima de tudo, somos jornalistas. Se você for jornalista, vai fazer seu trabalho em qualquer plataforma que for colocada", afirmou.

Um assunto citado por todos os debatedores é a importância da formação do jornalista ainda na Universidade. “O mercado toma conta de preparar o profissional com relação às novas mídias e ao manuseio das novas tecnologias, mas ainda na universidade é fundamental que tenha formação humana, teórica”, defendeu Erivaldo.

Ficou curioso para saber a reação da plateia sobre o debate? Veja vídeo abaixo, que traz a opinião de alunos, professores e outros participantes:


Não deixe de acompanhar o próximo ciclo do Ciberdebates! Na próxima terça-feira, 3 de maio, o tema discutido será Jornalismo Colaborativo. Todas as informações você encontra no @ciberdebates e no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário