terça-feira, 14 de agosto de 2012

Formas de escrita


  Máquinas de datilografar... Estala os dedos e mãos a obra... O jornalista antigamente se preparava assim pra começar seu dia, mais um dia de muito trabalho e produção. Pegava-se o papel ofício e cuidadosamente colocava no rolo da máquina e com a ajuda dos dedos rodava para que o papel ficasse firme e pronto para começar a imaginação, crítica, sensatez e finalmente a obra, que naquele dia ia dá esclarecimentos ou polêmica para as pessoas.

     Após essa produção rodava-se o jornal e finalmente chegava à casa dos leitores. Os mais idosos, principalmente os aposentados de fato, esperavam ansiosos se deleitar em sua poltrona ou um banco de praça para sentir o cheirinho do jornal característico até hoje.

     Com o tempo e a tecnologia a máquina de escrever ficou eletrônica e assim facilitando mais ainda a vida do jornalista, e essa mesma tecnologia foi avançando, e nos dias atuais, além do jornal impresso, há vários recursos interessantes que acompanham essa modernidade.

     O jornalismo virtual facilitou e facilita muito a vida das pessoas, pois ela pode está produzindo um texto e verificando informações tudo num só lugar, ao mesmo tempo, sem precisar, de certa forma “perder” tempo abrindo e fechando impresso.

Que interessante é o que estou fazendo agora, produzindo um texto e utilizando esses recursos tecnológicos. 

Esses modernos recursos são denominados de acordo com os dados abaixo para melhor esclarecer.
*Jornalismo eletrônico: utiliza de equipamentos e recursos eletrônicos
*Jornalismo digital ou Jornalismo multimídia: emprega tecnologia digital, todo e qualquer procedimento que implica no tratamento de dados em forma de bits
*Ciberjornalismo: envolve tecnologias que utilizam o ciberespaço
*Jornalismo online: é desenvolvido utilizando tecnologias de transmissão de dados em rede e em tempo real
*Webjornalismo: diz respeito à utilização de uma parte específica da Internet, que é a web

     Foi bem difícil e acredito que para alguns até hoje ainda é complicado de aceitar essa modernidade que facilita tanto a vida de todos, alguns que ainda não querem se render essa “santa tecnologia”, há contradições, mesmo assim ao passar dos dias ela vai conquistando pouco a pouco.

     Os blogs são muitos bem vistos para o leitor que está à procura de explicações específicas, pois esse é o boom do blog, escrever, debater e ouvir opiniões para melhorar os esclarecimentos de determinadas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário