segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ciberdemocracia: participação ou apatia?


Palestrante do Ciberdebates 'Ciberativismo - vai curtir ou vai agir?', do último dia 23 de setembro, a professora Alessandra Oliveira levou ao Teatro Celina Queiroz toda a sua experiência na academia sobre 'Ciberdemocracia: participação ou apatia'

Em entrevista, Alessandra afirma que, hoje, a sociedade gira em torno da informação. "Os meios de comunicação transformam nossa forma de estar no mundo. Em todos os momentos sentimos necessidade de participação, e isso vai mudar nossa forma de viver em sociedade".
















Durante sua apresentação, a professora mostrou modelos de movimentos sociais que surgiram na internet, alguns de enorme repercussão, como a primavera árabe. "O silenciamento na internet pode ser visto como um crime de guerra, pelas pessoas que estão conectadas", afirma.
Sobre a importância do jornalismo nesta mudança de ativismo virtual, Alessandra fala que o jornalismo precisa ser mais participativo. "Ele precisa levar em consideração as falas de todas as pessoas. Uma coisa que o jornalismo sempre fez foi privilegiar as fontes oficiais. Com a internet, isso deve acabar."
Veja entrevistas com a professora Alessandra Oliveira:

                        
"O jornalismo pode contribuir para o ciberativismo dando visibilidade e credibilidade para estas manifestações da internet."
                        
"O grande momento do debate foi a participação da platéia. Foram os alunos e professores que colocaram questões que enriqueceram o debate."
Veja apresentação da professora Alessandra Oliveira no Ciberdebates:


Nenhum comentário:

Postar um comentário