sexta-feira, 10 de maio de 2013

Falas Editor Tablet- Inácio Aguiar por Luana Mattos




Ser um profissional multimídia é o caminho para os novos jornalistas

A segunda edição do Ciberdebates ocorrido no último dia 7 de maio no auditório A2, trouxe o tema “Novas Habilidades do jornalista do século XXI”. A escolha do tema deveu-se principalmente pela novas possibilidades que os jornalistas tem de obter e divulgar a informação, através das diversas plataformas mobile, além das novas competências que tiveram que adquirir e desenvolver para o uso adequado dessas novas ferramentas.

 Debateu-se também o aspecto que os jornalistas além de conhecer as novas tecnologias, devem ter domínio “total” delas, pois o mercado exige cada vez mais profissionais multitarefas, ou seja, um profissional que saiba trabalhar com as diferentes plataformas.
Um dos componentes da mesa foi Inácio Aguiar, jornalista formado na UNIFOR, em 2007. O início de sua carreira foi como estagiário do Portal Verdes Mares em 2004, onde permaneceu por dois anos. Em seguida, atuou como repórter na editoria de política do jornal Diário do Nordeste. No mesmo ano, foi promovido ao cargo de secretário de redação, como editor de 1ª página. Participou diretamente da concepção e implementação da versão do Diário do Nordeste Plus desenvolvida para tablet. Atualmente, é editor tablet do Diário do Nordeste, coordenando o Diário Plus.

 O jornalista conta que independente do meio que o profissional escolha para atuar, seja ele impresso, rádio, televisão ou internet, o jornalista vai ter que aprender a usar essas novas tecnologias se quiser se sobresair da maioria. “Independentemente do meio, nós vamos ter que aprender a mexer com essas novas tecnologias e quem partir na frente nesse sentido, certamente vai ganhar uma vantagem, se fizer a compreensão e a leitura correta desse novo momento que estamos passando”, conta Inácio.

Inácio fala que com o advento da internet, das novas tecnologias e das plataformas mobile, os jornalistas precisam adquirir novas habilidades, o que antigamente não era condição necessária, hoje é muito cobrado, que os jornalistas obtenham e desenvolvam novas habilidades para explorar cada vez mais e melhor a plataforma da internet. A procura consistirá na busca por profissionais multimídia e não mais por profissionais com competências específicas em algum dos meios. “O desafio é nós sermos profissionais multimídia, a ideia dessa minha explanação aqui é mostrar para vocês o seguinte, que nós vamos ter que de alguma maneira, entender essa nova plataforma e passarmos para produzir para isso, e isso é urgente, é pra hoje, é para agora, porque o mercado está aí”, afirma Inácio.

Inácio coloca ainda que o mercado de comunicação móvel no estado do Ceará ainda é restrita, a versão do Diário Plus é o único hoje com essa característica móvel no estado. “Nós temos uma produção no estado muito pequena em termos de comunicação móvel e eu até digo que o Diário Plus, muitas barreiras que ele tem enfrentado nesse primeiro momento, é a questão de ser o único veículo aqui no estado com essa característica, com uma característica exclusivamente móvel e isso de alguma maneira tem representado algumas novidades para a gente”, conta ele.




                                                                                                                                  Por Luana Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário