Após finalizar a sua pesquisa, feita com 81 jornalistas do Diário do Nordeste e do O Povo, e analisar os dados o pesquisador e repórter do DN, Raone Saraiva, convidado do último Ciberdebates de 2011, chegou a conclusão de que, hoje, existem fatores que impedem os jornalistas de exercerem a sua profissão do jeito que eles realmente gostariam. Além disso, grande parte dos jornalistas não tem mais interesse no furo.
Muitas pautas, pouco tempo de produção, pequena equipe e muito trabalho são alguns dos fatores encontrados que dificultam a vida dos repórteres dos dois maiores jornais do Estado. "Com esses problemas fica mais difícil para que o jornalista consiga se aprofundar no assunto e dessa forma a matéria fica superficial", explicou o repórter do DN.
Raone destacou que mais de 80% dos entrevistados não se interessam pelo furo. Pois acham muito difícil que a noticia não seja dada primeiro na internet e assim o jornal impresso publicaria apenas no outro dia. "Para que isso mude acredito que seja importante que os jornais façam mais matérias especiais ou mudem o foco. Dessa forma não serão superados pelos portais".
Além disso, a pesquisa do jornalista mostrou que mais de 40% dos entrevistados produzem suas pautas dentro das redações. Mas, 80% prefere fazer o seu trabalho na rua. "É nesse local que eles podem entrar em contato com a população", completou Raone.
- Raone Saraiva fala sobre sua pesquisa:
Fotos: Bárbara Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário