sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Se o jornalismo for bom, vai ser interessante em qualquer meio


Daniel Praciano, editor web do portal Diário do Nordeste, foi um dos convidados a compor a mesa do último ciberdebate do ano com o tema “Jornalismo de rua X Jornalismo de Redação”, que aconteceu na terça-feira, dia 29 de novembro, no Auditório da Biblioteca.
O jornalista explicou que nunca existiu um histórico de “rixa” entre jornalistas em pé versus jornalistas sentados, lembrando que no começo da internet, meados anos 97, o jornalista jogava o texto na internet sem nenhum tratamento. Daniel fala ainda, do crescimento do jornalismo web, onde até mesmo as equipes necessitaram de mais profissionais, pois cada vez mais se cobra instantaneidade e relação com as redes sociais, tanto para o contato com as fontes, como para a descoberta de novas pautas.
Ele destaca que o jornalismo quando é bem feito, mesmo que à distância, pode ter um ótimo resultado. “Dá pra fazer jornalismo sem estar totalmente presente, com uma boa pauta, boas fontes e um bom texto, ele vai ser interessante em qualquer meio.” O jornalista expõe que nenhum meio é melhor que o outro e que os dois meios devem se completar. Praciano falou da importância da relação com as fontes e da necessidade de sempre checar a veracidade das informações. “Cuidado e responsabilidade com a fonte, verificar as informações. É melhor fornecer a informação depois, mas de forma correta.”
Daniel Praciano pontua que o investimento do jornalismo web vai além de equipamentos de última geração, mas também em pessoas, os profissionais que fazem parte desse meio. “De uns anos pra cá virou um negócio,  não é uma brincadeira.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário