terça-feira, 3 de maio de 2011

Beto Almeida Fala Sobre Jornalismo Multimídia.

Por Vivianne Rodrigues e Karine Viana

Beto Almeida, do Portal CNEWS, participou na última terça (26) do Ciberdebates, realizado pelos alunos do curso de jornalismo da Unifor. Beto foi convidado para debater sobre Jornalismo Multimídia, uma nova forma de se fazer conteúdo.

Com 22 anos de formação em jornalismo, Beto destaca que na sua época de recém-formado, antes da era digital, o processo de trabalho do jornalista era diferente. A pauta era datilografada, escrita. Ele pegava a pauta e ia pra rua com o fotógrafo apurar. Ligava pro editor de um telefone público, vulgo orelhão. E que, apesar de tudo, apurava tudo com mais tempo, mais profundamente. Beto se considera um jornalista analógico se adaptando ao digital, ele e todos da sua época.

Nessa nova forma de produzir conteúdo, trabalhando em tempo real, a responsabilidade é muito maior que antes, pois quanto mais pressa em divulgar a informação, mais responsabilidade em dar essa informação da maneira correta e completa. E isso não ocorre, erramos nessa pressa, mesmo não tendo a informação completa, quando ainda não se apurou, temos que publicar a informação e colocar 'mais informaçõe sem breve', para não perdero furo da notícia, diz Beto. Mas a informação não tem época, ou ela é boa ou não, ou você é um bom jornalista para gerar bom conteúdo ou não é, não importa a mídia, a plataforma, se é antiga ou nova mídia, completa ele.

Ele afima que o jornalista hoje é 4 em 1, mas acaba ganhando por meio jornalista. Hoje se tem que trabalhar em várias plataformas, mesmo sem receber por todas elas. Quanto a capacidade do jornalista para fazer tudo isso, ele diz que ainda estamos longe de ter uma formação do jornalista para lidar com esse nível de informação, mas que o deve ser cuidado dentro das universidades é a nossa formação, porque a convergência das mídias o mercado ensina na prática.

Segundo Beto, as nuances de cada mídia devem ser trabalhadas, melhor aprofundadas, sem que isso atrapalhe as mídias. Todos os reporteres deveriam sair com celular 3G para apressar a noticia, para manter conectividade, mas muitos relutam ainda.

E para se fazer o bom jornalismo multimídia, para ele o necessário é ter conhecimento, praticar o bom jornalismo, partindo do principio báscio do compromisso com a geração de bons conteúdos, informações sérias. É uma profissão cheia de percalços, de dureza, temos que ter senso de responsabilidade para passar por tudo isso. Nós somos jornalistas, geradores de conteúdo, temos que estar preparados independente da plataforma, conclui.




Beto Almeida fala sobre como é feita a recepção do material mandado para o portal CNEWS pelos internautas, contribuindo com o jornalismo multimídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário