“Jornalismo móvel: desafios e aplicações”, este foi o tema discutido no ultimo debate do ciclo do projeto Ciberdebates, promovido pela cadeira de Oficina em Jornalismo. Marcelo Glacial (webdesigner e coordenador de desenvolvimento web no Portal Verdes Mares),Vasco Furtado (professor de computação na Universidade de Fortaleza) e Marília Cordeiro (jornalista e editora de Projetos Especiais do site O Povo Online) apresentaram os pontos positivos e negativos desta tendência.
As possibilidades de o jornalista dar furos de reportagens, a instantaneidade na divulgação de uma notícia, as facilidades de capturar os fatos, são algumas das vantagens citadas pelos debatedores que contribuem para p exercício do jornalismo diário. Por outro lado, foi ressaltado que o jornalista terá de se adaptar às exigências que estas “facilidades” possuem, e provavelmente ele fará o trabalho, antes dividido entre vários profissionais (fotografar, filmar, redigir...) e continuará sendo remunerado com o salário de um só profissional.
Ao responderem às perguntas da platéia, os convidados falaram sobre a democratização da informação, que foi posta em xeque, sob a afirmação de que a tecnologia não abrange toda a população; sobre a relação de complementaridade entre as mídias, já que em poucos caracteres não se pode detalhar um acontecimento, e diante deste fato, foi afirmado que essas novas tendências, de transmissão de informação por dispositivos móveis se complementam. Por exemplo, você pode receber em seu smartphone a seguinte notícia: “Projeto insere fiscais externos em provas da OAB”, e se este for um assunto de seu interesse, você poderá acessar a internet, ou assistir a um jornal, para entender e aprofundar a assunto. Dessa maneira o receptor pode ir diretamente àquele tema, o que acaba se tornando mais um desafio para o “jornalista multimídia”, o de conquistar o receptor em poucas palavras.
Assim foi finalizado, neste semestre, o projeto Ciberdebates, que ocorre de seis em seis meses na Universidade de Fortaleza. Foi um evento totalmente organizado e executado por alunos do curso de Jornalismo, e orientado pelas professoras Joana Dutra e Adriana Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário