Assistido por quase 120 pessoas, o terceiro Ciberdebate, com o tema “Jornalismo colaborativo – dividindo o poder da notícia” contou com a presença de grandes nomes do jornalismo: o coordenador de mídias sociais do Jornal O Povo, Michel Victor (@michelvictor), o editor e apresentador da TV Jangadeiro (@reginaldoaguiar), e a repórter da TV Verdes Mares, Kélvia Ribeiro (@kelviaribeiro).
Ao falar sobre a colaboração dos telespectadores na composição da notícia, Kélvia Ribeiro alertou os futuros jornalistas no que diz respeito ao cuidado com o lixo eletrônico: O jornalismo colaborativo é uma corrente do jornalismo, mas deve-se ter cuidado com as informações falsas. Quando questionada a respeito da permanência do jornalismo de redação em oposição ao jornalismo colaborativo e o papel do jornalista profissional, Kélvia afirmou que apesar de contar com a ajuda do público, o papel do jornalista é fundamental, principalmente na hora da apuração dos fatos, já que nem todas as informações recebidas correspondem à realidade, e que a qualidade de uma informação depende, quase que inteiramente, da redação responsável por prepará-la. O jornalismo se reinventa sempre, e o jornalismo ‘tradicional’ não vai acabar por conta do jornalismo colaborativo.
Kélvia Ribeiro relatou que uma forma muito recorrente, ainda, de participação do público é através de cartas, vindas, principalmente do interior do estado, mas que também a redação conta com uma central exclusiva para a recepção de informações.
O terceiro Ciberdebate (@ciberdebates) mostrou a relação de complementaridade entre o jornalismo colaborativo e o jornalismo “tradicional”, o que animou os alunos do curso. E na próxima terça-feira (10/05) haverá o encerramento do ciclo de debates do semestre com o quarto Ciberdebate, que tem como tema “Jornalismo móvel”. Será no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza, às 8h da manhã. Não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário