sábado, 14 de maio de 2011

A importância do debate no meio acadêmico




O modelo tradicional de transmissão de conhecimento usado nas Universidades revela insuficiências. A grade de ensino não consegue suprir todas as necessidades para a qualificação que o mercado exige do profissional, por isso da importância de levar até os alunos a realidade do que acontece no mercado por meio do debate com profissionais da área.

Durante o primeiro semestre de 2011, o curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza apresentou, por intermédio da cadeira de Webjornalismo, o projeto Ciberdebates em que profissionais do jornalismo debateram com os alunos sobre diversas áreas de atuação do jornalismo.

Temas como “Assessoria online - Redes sociais, imagem e política”, “Jornalista multimídia: tendências das novas tecnologias”, “Jornalismo colaborativo - Dividindo o poder da notícia” e “Jornalismo móvel levaram reflexões práticas e teóricas para os alunos que além de ouvintes foram coorganizadores das palestras ao lado das professoras Joana Dultra e Adriana Santiago.

Foram abordados questões relacionadas ao uso da internet, das novas tecnologias, da multifuncionalidade do jornalista e das novas necessidades do público.Por meio desse projeto os alunos tiveram contato com profissionais gabaritados do mercado e puderam aprender com suas vivências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário