Neste semestre (2011.1) o ciclo de Ciberdebates trouxe temas relacionados às novas tecnologias para o campo jornalístico. No primeiro debate, que aconteceu dia 12 de abril sobre “Assessoria online”, tivemos como convidadas a professora da disciplina de Assessoria de Comunicação, Janayde Gonçalves; a sócia-diretora da Caramelo Comunicação, Karoline Ximenes e a assessora de imprensa da Prefeitura de Fortaleza, Gecíola Fonseca.
|
Assessoria On line |
Na ocasião, foram discutidas as novas possibilidades para o papel de assessor de imprensa, como a assessoria online está cada vez mais se integrando a essa área. A questão das mídias sociais como complemento para o trabalho de assessoria também foi bastante pautado, exemplos como o de Gecíola Fonseca, que além de ser assessora da Prefeitura de Fortaleza, também é responsável por alimentar as mídias sociais da mesma. A jornalista afirma que o twitter é uma ferramenta importante para o relacionamento da prefeitura com a população fortalezense, que constantemente envia dúvidas ou reclamações, por exemplo.
Já Janayde Gonçalves abordou o tema de uma forma mais técnica, falando sobre os avanços tecnológicos e exemplificando alguns cases de sucesso. Por último, Karol Ximenes falou um pouco sobre a empresa de comunicação Caramelo, a rotina de assessor e demais atividades feitas em agencias de assessoria.
O segundo Ciberdebates, que aconteceu dia 26/04 contou com a presença dos jornalistas os jornalistas Marcelo Bloc, editor do portal Verdes Mares; Beto de Almeida, coordenador do portal Cnews; e Erivaldo Carvalho, editor executivo do O POVO, afim de discutirem sobre “Jornalismo multimídia”.
Os assuntos discutidos foram a nova rotina do jornalista, questões como precarização da profissão, salário do jornalista e a possível acomodação dos profissionais em relação às facilidades da internet.
|
Jornalismo Multimídia |
Para o tema “Jornalismo colaborativo”, contamos com os jornalistas Reginaldo Aguiar, editor e apresentador da TV Jangadeiro (@reginaldoaguiar), Michel Victor, coordenador de mídias sociais do Jornal O Povo (@michelvictor) e Kélvia Ribeiro, repórter da TV Verdes Mares (@kelviaribeiro).
|
Jornalismo Colaborativo |
Neste dia (03/05) tivemos o recorde de público e vimos uma grande discussão sobre o assunto, com intensa participação da platéia. Os principais temas discutidos foram a colaboração do público na elaboração de pautas, o cuidado que os jornalistas devem ter na checagem das informações e a facilidade que as mídias sociais estão proporcionando para fazer acontecer essa colaboração.
Para finalizar o ciclo de discussões, tivemos o tema “Jornalismo Móvel”, com o doutor em Inteligência Artificial e professor da Unifor, Vasco Furtado; do analista de sistema e negócios do Sistema Verdes Mares, Rodrigo Coifman; e da editora de projetos especiais para web do Portal O Povo Online, Marília Rocha.
|
Jornalismo Móvel |
Para o tema, foram abordados assuntos como as novas possibilidades que o jornalista pode ter com o avanço de ferramentas e aparelhos aptos a fazer coberturas, entre outras funções midiáticas.
A mobilidade jornalística é uma tendência nova no mercado, pois o público já exige essa urgência de notícias. Por exemplo, grandes eventos não podem mais demorar um dia para ser divulgada a cobertura, o novo padrão midiático pede que todas as informações sejam passadas em tempo real e cada vez mais os profissionais têm que se adaptar a essa realidade.
Outra tendência citada por Vasco Furtado foram os mapas colaborativos, que são mapas online onde todos os usuários podem ter acesso a informações como por exemplo, do trânsito na cidade, denúncias, crimes, entre outros.
Por fim, discutimos sobre a readaptação dos profissionais para atender a essas novas plataformas.
Texto: Patrícia Mendes.