sexta-feira, 25 de abril de 2014

André Lemos debate sobre Internet das Coisas e a teoria Ator-Rede

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (25 de abril) no Teatro Celina Queiróz da Unifor, a segunda edição do Ciberdebates de 2014. O evento foi organizado pelos alunos da disciplina de Sociedade da Informação e Tecnologia, e a turma de Oficina em Jornalismo. Participaram do encontro o professor e escritor, André Lemos, que debateu o tema “A internet das coisas”, e a professora Adriana Santiago, que mediou o debate.

No início do evento, o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Wagner Borges, agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe de professores que orientaram o Ciberdebates. Em seguida, a professora Adriana Santiago mostrou-se honrada pelo encontro e incentivou o público a acompanhar o debate. “É uma graça para nós que utilizamos os textos de André Lemos em sala de aula e vamos, então, lembrar de assuntos que já conhecemos e conhecer um pouco mais”.

André Lemos destacou um dos capítulos do seu novo livro “A comunicação das coisas”, ressaltou sobre a cultura digital e as novas mídias, apresentando vídeos para exemplificar o conceito de Internet das Coisas. Em um clima descontraído, Lemos falou de sua experiência mais recente com um aplicativo que o alerta sobre o cancelamento de seu vôo. “Na Internet das Coisas tudo é automatizado, eu não tenho a menor ideia de como o sistema andou para me dar essa informação. Algorítimos, bancos de dados, big data e internet estão agindo autonomamente para me passar essa informação”.

Além de citar exemplos, o escritor discutiu sobre a teoria Ator-Rede e sua complexidade. “O Ator-Rede não é o Ator que é indivíduo e a Rede que é a sociedade. A Teoria do Ator-Rede é uma conjuntura mônada, que é ao mesmo tempo um indivíduo e um coletivo”. Assuntos como capacidade infocomunicacional dos objetos, mídias locativas e dispositivos eletrônicos de leitura, também enriqueceram o evento. Por fim, foi aberto um espaço para perguntas em que alunos e professores interagiram para tirar dúvidas.

A aluna do curso de Jornalismo, Rayana Fortaleza, confessou que já havia estudado o tema em sala de aula e aprendeu ainda mais após o encontro. “O assunto não é desconhecido por mim, mas aprendi muito mais agora! Foi uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre cultura digital e novas mídias”.

O jornalista Paulo Victor Fernandes terminou sua graduação na Unifor e aproveitou o evento para iniciar uma novo estudo na área. “Achei muito interessante a palestra, pois ele abordou um assunto que citei no meu trabalho de conclusão de curso e agora tenho interesse em estudar mais profundamente”.

O evento encerrou-se às 11h com um buffet na saída do Teatro Celina Queiroz.


Texto: Tircianny Araújo


Confira a galeria de fotos:

Público do Ciberdebates. Foto: Cristina Modenese.

Mesa: Adriana Santiago e André Lemos. Foto: Cristina Modenese.

André Lemos em entrevista à TV Unifor. Foto: Cristina Modenese.
Parte do público assistindo o debate. Foto: Lucas Matos.
Professor de Oficina em Jornalismo Eduardo Freire e Coordenador do curso de Jornalismo, Wagner Borges. Foto: Lucas Matos.
Adriana Santiago. Foto: Lucas Matos.

Estudante participa das perguntas a André Lemos. Foto: Lucas Matos.

Professora Adriana Santiago e André Lemos. Foto: Lucas Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário