quarta-feira, 1 de junho de 2011

Editor de mídias sociais: uma nova função do jornalismo



As mídias sociais estão tendo um papel significativo para integrar os serviços de marketing. Hoje podemos ver que não são só pessoas físicas que se integram em blogs, twitter, facebook, mas também lojas, restaurantes e empresas de forma geral.

Uma novo serviço vem sendo solicitado pelos departamentos de marketing: a edição de mídias sociais. Esse trabalho é oferecido por agências de comunicação digital e se resume em manter, atualizar e criar conteúdo para o cliente, visando reforçar o conceito da marca e manter interatividade com os clientes. O cargo geralmente é ocupado por jornalistas, publicitários ou profissionais de marketing.

Os clientes mais frequentes estão sendo as empresas do ramo da moda, uma vez que os blogs de moda tiveram um "boom" nos últimos dois anos, sendo referências para muitas consumidoras. Os conteúdos não se resumem somente aos produtos, mas também a tudo que se refere ao universo de quem o compra.

Esse tema foi citado no ciberdebates desse semestre aonde pudemos conferir o estudante de jornalismo Michel Victor, que é responsável pelas mídias sociais do Jornal O Povo. Ele conta que é um trabalho sem descanso, que acaba sendo "levado para casa", pois não existe expediente quando se trata de internet. 

Michel afirma também que as mídias sociais são grandes facilitadoras para o jornalismo colaborativo, pois fica bem mais fácil para as pessoas enviarem suas sugestões para o veículo.

Postado por: Patrícia Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário