Jornalismo cultural e a Internet
Júlia Lopes afirma que o jornalista que trabalha com cultura deve se preocupar em fazer um texto bom. “Tem que ter a valorização da narrativa, para o texto ficar interessante e o principal, relevante.” Na rotina de trabalho, a repórter busca a notícia também fora das redações. “Todos os jornalistas culturais devem olhar ao seu redor, perceber o que está acontecendo, seja para fora ou para dentro. Temos que buscar equilíbrios e perder os preconceitos. E também temos que ter uma base de muita leitura.”
A Internet é importante para disseminação das notícias culturais. “Queremos dar a notícia em primeira mão. A Internet utiliza o imediatismo, dinamismo e ao mesmo tempo, as informações podem ser mais elaboradas”, afirma Júlia Lopes. As redes sociais, também podem ser aliadas deste tipo de jornalismo. “O Facebook e o Twitter podem ser o lugar do jornalismo cultural, você pode inclusive fazer uma carreira com um trabalho que as pessoas curtam”, defende.
Site para eventos de Fortaleza
Criado em Janeiro de 2010, o site “A Preço de Banana” tem por objetivo fazer um recorte da cidade e colocar o que de interessante está acontecendo no momento. “Durante oito meses, o site foi idealizado por uma equipe grande feita para trabalhar e criar algo que mexesse com Fortaleza”, justifica Júlia Lopes.
Ciberdebates
O próximo evento acontece dia 27 de Setembro às 8 horas da manhã, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza com o tema: Comunicação Integrada e Redes Sociais. O Ciberdebates dá direito a certificado e é de graça.
Abaixo, a repórter do Jornal O Povo fala sobre a dificuldades do jornalismo cultural.
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