quinta-feira, 18 de abril de 2013

O público influencia a pauta

Gustavo Negreiros, editor de capa do Diário Online,
 participou do primeiro Ciberdebates de 2013.
 Foto: Farley Aguiar

Os veículos de comunicação não podem fechar os olhos para o que o público gosta, de acordo com Gustavo Negreiros, editor de capa do Diário online. Gustavo foi um dos convidados para o  primeiro Ciberdebates  de 2013, que discutiu interesse público e interesse do público, na manhã do dia 11 de abril, no Auditório da Biblioteca da Unifor. Negreiros ressaltou ainda a importância da sensibilidade do profissional: “o jornalista precisa ter noção do que merece ser notícia. Essa é a melhor qualidade que ele pode ter.” Entre os critérios de noticiabilidade mais destacados na cobertura jornalística diária estão o hiperlocal (cotidiano), nacional, internacional e o que o público gosta.  


Citando McLuhan, o jornalista afirma que os meios fazem com que a mensagem se modifique, sendo adaptada de acordo com o seu canal de veiculação. Nas redes sociais do Diário do Nordeste, por exemplo, notícias da editoria de Polícia não têm um bom retorno do público quando divulgadas no Twitter, diferente do Facebook, que atrai curtidas, compartilhamentos e comentários. Na estatísticas do jornal, quase 95% dos leitores estão no Facebook, o que proporciona uma nova vivência em Jornalismo.

Segundo Gustavo, a internet ainda é uma grande e complexa experiência, exigindo dos profissionais um estudo cada vez maior das ferramentas e de como elas podem ser utilizadas no meio jornalístico. Embora o ritmo nas redações seja agitado, muitas vezes é preciso parar e analisar se vale a pena produzir a notícia. 

No vídeo, Gustavo Negreiros fala da importância de debater essa temática ainda na Universidade:



Texto:Jordânia Caetano e Lorena Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário