terça-feira, 24 de abril de 2012

Aspas de Uirá Porã - S.O.P.A

Confira algumas citações do Secretário Executivo da Fortaleza Digital e Criativa, Uirá Porã durante o S.O.P.A.

"Pirataria não existe."

"Ah, você baixou e deixou de vender 100 milhões de cópias, isso é mentira."

"Devíamos penar no início, de quando o direito autoral surgiu (...) criou uma exclusividade."

"Acho errado [o direito autoral] porque tira 2 gerações do direito de usufruir daquilo publicamente."

"A gente deve pensar no que é justo."

"Será que esse é o Modelo de Direito Autoral que vai favorecer o autor ou beneficiar os donos da indústria fonográfica?" (provocação à platéia)

“Quem é que está atrás do ouro?”

"A gente não pode travar o avanço tecnológico em favor de alguns."

“O direito autoral é uma concessão pública.”

“A lei do direito autoral no Brasil está desatualizada.”

“É uma S.O.P.A de ideias e provocações que eu estou tentando colocar aqui.”

“Essa lei do direito autoral brasileira, que não é a S.O.P.A, mas que pode ser, está sendo discutida, e eu acho importante nós participarmos disso.”

“Ela (a lei do direito autoral brasileira) deve ser discutida inclusive em lugares mais propícios, como a casa legislativa.”

"Isso demanda que a gente participe, fique por dentro, porque se o cara mudar uma vírgula pode mudar o jeito que você mexe na internet."

"Um espaço que já existe em Fortaleza é o fórum de Comunicação Digital (...), um espaço para se discutir."

“Eu discordo completamente da lei Azeredo; acho que ela devia ser arquivada.”

“A S.O.P.A vê muito mais a indústria do que as pessoas.”

“Querer desligar a internet porque um cara infringiu a lei do direito autoral não faz muito sentido.”

“Tem muita coisa que não está na lei, mas que a internet já avançou.”

“O Netflix, e outros meios como esse, são uma tentativa de mudar.”

“A possibilidade de ganhar, hoje em dia, com essa tentativa, é muito maior.”

“Eu agradeço sempre, todos os dias que acordo, por o Brasil não ter patente de software.”

“Eu acho que é uma questão cultural essa coisa de 'está na rede, eu posso usar'.”

“Quem aqui conhece os termos do direito autoral? Ninguém? Nem eu, inclusive.”

“O Crioulo (rapper brasileiro) é um cara que começou divulgando seu trabalho na internet e hoje está bombando.”

“A S.O.P.A tenta defender o interesse dessa indústria antiga que não quer se adaptar. Eu sou contra.”

“Eu não sou contra a regulamentação; pelo contrário.”

“A internet só funciona porque ela é um conjunto de regras.”

Por: Helena Nogueira e Priscila Ponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário