quinta-feira, 28 de abril de 2011

A difícil tarefa de mediar debates

Filipe Dias, mediador, o primeiro da esquerda para direita

Mediar um debate pode até aprece simples, mas a verdade é bem diferente. Exige muito trabalho e dedicação antes do evento para que tudo saia como o esperado. Antes de dar a palavra a cada pessoa que compõe a bancada de debatedores, é preciso apresentá-las de forma resumida: nome, profissão, local de trabalho, área em que atua e há quanto tempo exercem. Filipe Dias, aluno que mediou o terceiro Ciberdebates do ciclo, Jornalista Multimídia: Tendências das novas tecnologias, defende que a preparação é fundamental. É preciso estudar o tema e fazer pesquisas aprofundadas para apresentar aos debatedores os questionamentos de forma clara e também para não deixar os chamados “buracos” durante o evento, aquele silêncio que paira no ar após o término da fala de algum debatedor.

Se ocorrer esse silêncio, é função do mediador pontuar questões importantes que foram ditas nas falas dos entrevistados, por isso é necessário prestar atenção no que é dito, acrescentar pontos que ainda não foram falados e convidar os debatedores para dar continuidade à discussão. O principal é não deixar o debate esfriar e as pessoas perderem o interesse.

Filipe conta ainda que a experiência na Rádio Unifor – onde mediou dois debates – agregou muito a (CRASE) sua formação acadêmica e que em momentos como esse ele pode usar o que aprendeu, como as técnicas de improviso, que servem para aprender a lidar com as situação inesperadas sem que o ouvinte perceba, e de entrevista. “Mediar o ciberdebate é uma experiência profissional também. Serve como uma vitrine para o futuro e é uma diversão porque eu realmente gosto”, é assim que Filipe, conhecido pelos colegas por Nino, define a importância desse papel para sua carreira acadêmica e profissional.


O mediador é responsável também por controlar o tempo das falas, para dar voz a todos os convidados de forma igual, receber e transmitir de forma sucinta ao microfone as perguntas das pessoas que assistem o ciberdebate e não esquecer de agradecer no final a presença de todos os convidados e dar alguns instantes para que eles também agradeçam ou deixam mensagens ao público.

Jayne Moreira vai mediar o último ciberdebate do ciclo, como o tema "Jornalismo Colaborativo - Dividindo o Poder da Notícia". Os nossos convidados são Reginaldo Aguiar - editor e apresentador da TV Jangadeiro - Páulo Nóbrega - chefe de redação da TV Verdes Mares - e Michel Victor - coordenador de mídias sociais do Jornal O Povo. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário