quinta-feira, 28 de abril de 2011

Jornalismo multimídia - a era das mídias sociais

Foto: Patrícia Mendes
Texto: Tatiana Pavarino

Uma discussão sobre o jornalismo multimídia aconteceu nesta última terça-feira (26/04) no auditório da biblioteca da Unifor. A oportunidade da conversa entre os profissionais e alunos de jornalismo sobre as tendências das novas mídias ocorreu no Ciberdebates.


Os convidados para palestrar foram os jornalistas Marcelo Bloc, editor do portal Verdes Mares; Beto de Almeida, coordenador do portal Cnews; e Erivaldo Carvalho, editor executivo do O POVO. Durante todo o evento foram discutidas questões relativas à nova rotina de trabalho dos jornalistas na era da multimídia.

Marcelo Bloc, que iniciou a discussão, defendeu que mais importante do que ter conhecimento de como usar as novas mídias, o profissional de comunicação tem que saber divulgar a informação. “A qualidade da notícia não pode diminuir só porque trabalhamos com pouco tempo”, argumenta.


O coordenador do portal Cnews, do Grupo Cidade de Comunicação, Beto Almeida, completou afirmando que o jornalista de hoje tem que estar preparado para trabalhar em todas as plataformas do jornalismo. Erivaldo Carvalho, por sua vez, alertou para a importância da boa formação jornalística. “A tecnologia passa, mas a base de aprendizado não”, declara o coordenador do blog de política do O POVO.

No evento, ainda foram discutidos alguns assuntos, como a precarização da profissão, o salário do jornalista que não aumenta de acordo com o aumento de tarefas, o problema do repórter se acomodar e só pesquisar pela internet, entre outros. Assista o debate na íntegra clicando aqui.

O próximo Ciberdebates ocorrerá na próxima terça-feira, 03, às 8h, no auditório da biblioteca da Unifor. O tema discutido será jornalismo colaborativo. O coordenador de mídias sociais do O POVO,
Michel Victor, e o apresentador da TV Jangadeiro, Reginaldo Aguiar já confirmaram presença na mesa de debates. Acompanhe a cobertura do evento pelo twitter do Ciberdebates (@ciberdebates).

Nenhum comentário:

Postar um comentário