quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cidadão é parte ativa na construção de notícias

Por Bruno Barbosa, Deborah Milhome, Filipe Dias e Mhahyara Valente


Na última terça-feira, o terceiro Ciberdebates abordou o tema “Jornalismo colaborativo – dividindo o poder da notícia” e teve como convidados Reginaldo Aguiar, editor e apresentador da TV Jangadeiro (@reginaldoaguiar), Michel Victor, coordenador de mídias sociais do Jornal O Povo (@michelvictor) e Kélvia Ribeiro, repórter da TV Verdes Mares (@kelviaribeiro).


A palestra iniciou com os convidados falando sobre a participação popular. Kélvia Ribeiro afirmou que a emissora recebe em média 100 e-mails por dia de telespectadores, além das cartas, que ainda é uma ferramenta comum na redação, vinda especialmente do interior do Ceará. Em relação à participação do público, Michel Victor considera que o jornalismo colaborativo funciona como um termômetro para saber o que os telespectadores estão pensando e reforça o caráter de emissor ativo de informações, pois muitas vezes, ele acaba pautando os veículos de comunicação. Já Reginaldo Aguiar ressaltou que a informação é uma matéria-prima bruta que passa por todo um processo jornalístico para virar notícia.

Confira abaixo a visão de alguns alunos sobre os temas abordados na palestra:





Não esqueça: dia 10 haverá o último Ciberdebate desse semestre, com o tema Jornalismo móvel. E trará os convidados Vasco Furtado, doutor em Inteligência Artificial pela Universidade de Marseille e professor de computação da Universidade de Fortaleza; Marcelo Glacial, webdesigner e coordenador de desenvolvimento do Portal Verdes Mares; e Marília Cordeiro, jornalista e editora de Projetos Especiais do O Povo Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário