domingo, 4 de dezembro de 2011

Inovações dos Ciberdebates deste semestre

Pirulitos e bombons numa taça de vidro em cima da bancada ocupada pelos palestrantes e pela mediadora. Esse foi o cenário do último Ciberdebates de 2011, que discutiu as mudanças na rotina produtiva dos jornalistas. Mesmo recepcionado com doces, o público não foi dos maiores. O lado positivo disso é que o clima ficou mais intimista e aconchegante.

Cada palestrante abordou o tema de um ângulo diferente. Bem articulados desde o início, eles não fizeram cerimônia e logo subiram ao palco para compor a mesa, sem esperar que a mediadora os chamassem. O debate seguiu com idas e vindas da Internet, pois infelizmente a conexão não colaborou. Encerrando o evento, mais uma novidade após os costumeiros agradecimentos: o sorteio de um livro para uma das pessoas da plateia. “Eu não esperava. Ah, achei bacana, porque além de acompanhar um trabalho de alto nível ainda ganhei um bom livro”, contou o sorteado, o estudante de jornalismo Eduardo Buccholz.

Em cada edição do Ciberdebates desde semestre houve algo peculiar. O primeiro lotou o auditório e trouxe o Jornalismo cultural na Internet para o rol das discussões. O segundo inovou ao trazer quatro convidados (e não somente três, como o tradicional) para falar de Comunicação integrada e redes sociais. Além de plaquinhas indicativas de “5 minutos”, “1 minuto” e “Tempo esgotado”, para orientar os palestrantes.

No terceiro ciclo de debates os integrantes da equipe organizadora entraram no clima do tema “Copa de 2014: os desafios de uma cobertura online” e foram vestidos de verde e amarelo. As outras surpresas desta edição foram: canto do hino nacional, placas indicando o nome de cada debatedor, vídeos e músicas antes de o evento começar e uma palavrinha do coordenador do curso de Jornalismo, Wagner Borges.

Entre pontos altos e baixos os Ciberdebates de 2011.2 foram marcados pela figura femenina na mediação e pela busca constante de inovações e melhorias. E você, lembra-se de algum detalhe marcante?

Esse ano acabou.
Mas não se preocupe, em 2012 tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário