quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Público de menos, conteúdo de mais!

   Público de menos mas conteúdo de mais, foi assim o último ciberdebates desse semestre que apesar de pouco público produziu o melhor debate em termos de conteúdo do semestre. O Debate teve como tema Mudanças na rotina produtiva: Jornalismo de rua X Jornalismo de redação e contou com a participação dos debatedores Daniel Praciano (O Diário Online), Cláudio Ribeiro (O Povo) e Raone Saraiva (pesquisador).


 
    O Primeiro palestrante a debater foi o Pesquisador Raone Saraiva que expôs o resultado da pesquisa de monografia sobre o tema Mudanças nas Rotinas Produtivas do Jornalista depois do Advento da Internet. Raone constatou que alguns jornalistas ainda não utilizam todos os recursos da internet, com o surgimento dos portais muitos deles apenas transcrevem a notícia para o site sem se preocupar a adaptá-la á internet. Com o surgimento da internet a rotina produtiva do jornalista mudou muito, com o surgimento dos portais a notícia passou a ser instântanea e o jornalista agora não tem nem mesmo o prazo de um dia para averiguar a notícia, por isso na internet a notícia sai em partes pois ela vai sendo publicada a medida que o jornalista averigua mais a fundo os fatos.  Raone ainda destaca que com o surgimento da internet fica cada vez mais difícil dar o furo jornalístimo e que a idéia de furo jornalistico está sendo substituída pela idéia de que não se pode deixar de dar uma notícia. Raone ainda destaca as importâncias dos portais de conteúdo jornalistico na internet pois são muitas vezes eles que possibilitam o jornalista dar uma notícia a tempo, mas ao mesmo tempo ressalta que isso está deixando alguns jornalistas acomodados.



   O Segundo Palestrante a debater foi o Jornalista do Jornal O Povo Claúdio Ribeiro. Ele destacou a importância do jornalista sair as ruas para averiguar histórias e destacou também a reação imediata no público quando uma notícia é publicada na internet, para Claúdio o jornalista tem que aprender também a lidar com a resposta imediata do público. Outro aspecto interesante da fala de Claúdio Ribeiro foi quando ele afirmou que o jornalista tem que ser persuasivo e acreditar nas suas própias idéias e que ser for preciso o jornalista deve tentar convencer a empresa em que trabalha a bancar um projeto se este for importante. Ele ainda destacou a importancia das “andanças do jornalista” tanto para jornalismo impresso como na web. Claúdio ainda concordou com o colega Raone ao afirmar que muitos dos jornalistas, principalmente os que ficam nos portais, produzem suas notícias sentados dentro da redação e sem sair para averiguar direito a informação .




   O último da debater  foi o jornalista do portal online do jornal Diário do Nordeste Daniel Praciano. Daniel começou sua fala logo destacando  que não existe essa história de jornalismo digital versus jornalismo impresso , para ele no Ceará deveria acontecer também o que já está acontecendo em outros estados brasileiros que é a integração das redações de jornais. Ele ainda destaca a impotância de o jornalista contar uma história bem feita mas salienta que sempre deve-se ouvir os dois lados da história para a notícia não ficar “ puxando “ para o lado de ninguém. Daniel ainda adimitiu neste debate que na época em que ele assumiu o portal na internet de sua impresa ele passou algúm tempo fazendo suas matérias dentro da própia redação sem sair para averiguar, já que ele contava com uma equipe muito diminuta e eles não tinham tempo de adiministrar o portal e ainda checar pessoalmente história por história, então eles usavam conteúdo do impresso, rádio ou tv da emissora para alimentar também. Daniel adimite que naquela época usaram muito o serviço de agencias de notícias.Masele aconselha a quem quer seguir a profissão que não se percam em verdades absolutas e que primeiro vivam a experiência para depois saber se ela é boa ou ruim. Daniel por fim destacou a importância das fontes, ele afirmou que para uma história ser rica é preciso ouvir várias fontes, afinal o texto jornalisto precisa de personagens e as fontes além de humanizar a história contribuem expondo seu conhecimento sobre o assunto para enriquecer a história.

   O Último Ciberdebates desse semestre passou por várias dificuldades técnicas, além de contar com um público diminuto, mas nada disso conseguiu afetar a qualidade do conteúdo que foi produzido. A Falta de público não foi problema, quem sabe até tenha sido solução já que devido a pouca quantidades de pessoa na sala a conversa ficou mais descontraída e informal.

Escrito por: Rafayelle Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário