Com o tema “Copa do Mundo de 2014 – Desafios de uma Cobertura Online”, cerca de 200 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifor lotaram, hoje (25), o auditório da biblioteca da universidade para assistir ao Ciberdebates, evento organizado por alunos da disciplina de Oficina em Jornalismo do curso de Comunicação Social, ministrada pelas professoras Adriana Santiago e Joana Dutra.

O coordenador do curso de Jornalismo, Wagner Borges, apresentou o debate, que teve mediação de Bárbara Sena, aluna da disciplina, ressaltando a importância de eventos como este para a formação do jornalista. Logo após, foi dada a palavra a Jocélio Leal, que também é professor do curso e que cobriu a copa da Alemanha para o Jornal O Povo em 2006. Ele destacou a importância do jornalista conseguir perceber aspectos diferentes e inusitados que podem ser noticiados, uma vez que informações sobre jogos e treinos já podem ser obtidas através de agências de notícias. Outro ponto importante que Jocélio apresentou foi que os jornalistas mantenham o foco na notícia e saibam integrá-la com as tecnologias. “O goleiro mais enfeitado é o mais frangueiro, por isso desconfie do jornalista deslumbrado com a tecnologia e a novidade, mas que perdeu a essência”, comentou ele.
Já a jornalista Ívila Bessa explicou que, apesar de 3 anos serem um abismo para uma cobertura na internet, o futuro já pode ser vislumbrado pelas tecnologias existentes. Ela deu dicas de como a internet e a multimídia podem ser usadas pela imprensa durante uma Copa, além de dar palpites de recursos já existentes e outras novidades que poderão ser utilizadas para a cobertura.

O próximo Ciberdebates, o último do semestre, será realizado em 29 de Novembro às 8 horas da manhã no auditório da biblioteca central da Unifor e terá como tema “Jornalismo Sentado VS Jornalismo em Pé: o que muda nas rotinas produtivas”.
Fotos: Roberto Barros e João Romero
Nenhum comentário:
Postar um comentário