sábado, 29 de outubro de 2011

Jornalistas vão ter que abrir seu leque de abordagens para a Copa de 2014

O 3ºCiberdebates de 2011.2 teve como tema A Copa de 2014: Os Desafios de uma Cobertura Online, falando em cobertura online a Jornalista Ivila Bessa  merece destaque já que ela é editora do conteúdo da web do Portal Verdes Mares.


Quando a professora da disciplina de oficina em jornalismo Adriana Santiago entrou em contato com Ivila, ela comentou com a colega de profissão que ainda faltam 3 anos para a copa de 2014 e que daqui pra lá pode haver um abismo revolucionário no jornalismo online, que não dá pra se ter noção.

Ivila afirmou que a palavra que vai caracterizar a cobertura online da copa de 2014 é Desafio!

"Primeiro para realizar um bom jornalismo, deve-se perguntar quem é o concorrente? Quando perguntam para o jornalista de impresso quem é o seu maior concorrente, geralmente ela afirma que é outro jornal impresso, talvez numa mentalidade mais avançada ele pense num veículo de radio, tv ou web. Eu digo pra vocês que quem concorre com o veículo de informação, independente de qualquer coisa, pode ser a igreja, posso colocar também o teatro e o cinema, posso colocar o namorado, o cochilo no sofá... você está disputando tempo e atenção com essas coisas", afirma Ivila.

Ainda de acordo com ela na década de 90 o público não tinha a percepçãode notícia que o público de hoje tem. Nos anos 90 o público ao ver uma notícia ligava imediatamente para os jornalistas, eles ligavam para a verdes mares, para o barra pesada e se contentavam em assistir a tv em casa e comentar com amigos e familiares que a notícia que estava aparecendo na televisão só estava lá porque ele aviso... e pronto, ficava só nisso, além dos familiares e amigos ninguém mais sabia que a matéria televisiva só aconteceu por causa dele. Hoje não público publica a notícia no twitter, no facebook,no blog, porque ele quer visualização, ele quer que todo mundo saiba que ele está dando a notícia. Hoje em dia inclusive existem web celebridades com acessos maiores em seus blogs do que muitos veículos de comunicação de porte grande. O público antes era fim, agora ele é meio também, já que ele também produz notícia, o público hoje se engaja na notícia.

 " Para jornalismo na web eu sempre falo uma frase para a pessoas que trabalham comigo; pra gente ( jornalistas) não basta ser só lído, preciso ser comentado, eu preciso que a notícia repercuta e que as pessoas comentem entre sí, comentou Ivila.

Outro ponto que merece destaque na fala da palestrante foi quando, ela comentou que a notícia além de informar precisa entreter também e que mesmo com uma certa dose de entretenimento na notícia, ela não perde a qualidade e além disso atraí mais publico, atrai um público mais diversificado. O Conteúdo da notícia para ela deve ser relevante e interesante.

Ivila reforça novamente que o Jornalista hoje não pode mais produzir o conteúdo pelo conteúdo, porque o público hoje se relaciona e consome as coisas de uma forma diferente. Não basta ser só lido, é preciso buscar engajamento, é preciso que as pessoas compartilhem o conteúdo, se eu oferecer um bom conteúdo que as pessoas tenham uma experiência por um processo de indentificação, de aproximação e de entendimento que aquiloé relevante; elas vão compartilhar com outras pessoas. Aquilo que você digita, twitta ,compartilha ou coisas afins; é aquilo que você quer que as pessoas tenham a impressão de você, então é natural que as pessoas compartilhem algo.

 Focando no assunto Copa de 2014 Ivila destaca que vai ser preciso focar no conteúdo local, para concorrer com os demais veículos de informação, vai ser preciso focar num conteúdo extremamente especializado em nichos de paixões; ou seja são aqueles gruopos mimoritários em que o jornalista vai ter que produzir um conteúdo específico.

" Algumas pautas que podemos pensar  para a copa de 2014 é o foco Cidade para o Cearense, então interesa o foco dos pontos positivos e negativos relacionados a essa cidade, os bastidores e o que está por trás da copa de 2014, poderia ser outro ótimo foco para a cobertura online. É preciso fugir do óbvio, na copa de 2014 narrar os jogos é essencial, mas não vai ser só isso que vai dar audiência pros veículos de comunicação, vai ser preciso os jornalistas ouvirem opiniões diversas e saberem o que está acontecendo a sua volta. Falar sobre os jogos não vai ser um furo de notícia, já que vão ter vários profissionais cobrindo a mesma  coisa, os jornalistas vão ter que abrir seu leque de abordagens e procurar outros assuntos
diversificados e atraentes para o leitor, além disso para a copa de 2014 os veículos de comunicação devem acompanhar e domimar a tecnológia digital para utilizar todos seus recursos para atrír o público", afirmou Ivila Bessa.


Por: Rafayelle Rodrigues

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