Com intuito de discutir temas que envolvesse o mundo virtual, o Ciberdebates surgiu como um projeto organizado pelos estudantes da disciplina de Oficina de Jornalismo, no entanto agora ganhou maior relevância e conquistou uma vaga no calendário de eventos acadêmicos da Universidade de Fortaleza (Unifor). São organizados quatro por semestre, sendo assim, oito por ano. Cada um com uma temática própria e com debatedores convidados diferentes.
O primeiro deste ano será realizado no dia 22 de março, a partir das 8h, no Teatro Celina Queiroz. Nesta edição, a fotografia entrou em foco para ser analisada, questionada e discutida. A intenção é abordar de maneira simples e direta o passado, presente e futuro do fotojornalismo e conseguir introduzir na conversa qualquer espectador para esse universo, seja ele profissional da área, fotógrafo amador, amante dessa arte ou apenas um curioso estudante.

Devido a essa realidade e também a outras dúvidas envolvendo a fotografia, a intenção do evento é trazer os seguintes questionamentos: será que a fotografia ainda pauta o jornalismo? Será que a fotografia, que é uma arte secular, ainda sobrevive nos tempos na internet? Qual a importância da fotografia no contexto das novas mídias? Quais os enfoques que uma fotografia pode ter? Como o poder de edição de uma imagem pode prejudicar e quais as consequências legais que esta atitude pode levar?
Para compreendermos melhor como se elege uma boa imagem jornalística, quais as tendências que devem ser seguidas, qual o futuro da fotografia e do fotojornalismo, convidamos Júlio Alcântara – atualmente professor de fotojornalismo da Unifor-, Celso Oliveira - editor de imagem e fotógrafo documental - e Eduardo Queiroz - editor de fotografia do jornal Diário do Nordeste-.
O evento é gratuito e oferece certificado de participação aos que assinarem a lista de presença na porta do Teatro Celina Queiroz. O Ciberdebates é coordenado pela professora Adriana Santiago, com apoio institucional do Curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza.
Mais informações
Twitter: @ciberdebates
Facebook: Ciberdebates Unifor
e-mail: ciberdebates@gmail.com
Twitter: @ciberdebates
Facebook: Ciberdebates Unifor
e-mail: ciberdebates@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário