terça-feira, 27 de março de 2012

Celso Oliveira marcou presença no Ciberdebates

No último dia 22 de março, a Universidade de Fortaleza (Unifor) deu início à quarta edição do Ciberdebates, o evento semestral que contempla os alunos com uma rodada de quatro debates jornalísticos durante o período letivo. Iniciando a série de discussões, o tema “Fotografia em Pauta” levou mais de 250 pessoas ao Teatro Celina Queiroz. Eduardo Queiroz, editor de fotografia do jornal Diário do Nordeste, Celso Oliveira, fotógrafo profissional e Júlio Alcântara, professor de fotografia da Unifor fizeram parte da mesa debatedora.

Fotógrafo há 35 anos, Celso Oliveira já atuou na Folha de São Paulo, no jornal Estadão e na revista Veja. Natural do Rio de Janeiro, mudou-se para Fortaleza ainda nos anos 80. Trabalhando com fotografia autoral, Celso, hoje, é reconhecido e premiado pelo livro “Quem somos nós”, um grande apanhado fotográfico que demorou 15 anos para ser concluído.

No debate, o autor discorreu sobre pontos importantes do Fotojornalismo. Entre eles, a essência da fotografia autoral ganhou destaque em seu discurso. “Todo mundo quer contar uma história. Se você vai tocar ou atingir as outras pessoas, é uma questão que você deixa para as outras pessoas”, disse o fotógrafo, defendendo que a fotografia surge do interior de cada um.

Um dos temas que gerou calorosa discussão foi ética e manipulação de imagem. De acordo com Celso, “manipulação é livre, mentira e verdade também é livre. A ética é de cada um. Eu não vou contar algo que eu não ‘tô’ vendo”.

Para encerrar, o conselho do fotógrafo para quem deseja seguir os caminhos do Fotojornalismo é “esqueça todo o resto e seja você mesmo o tempo inteiro”.

O Ciberdebates é realizado pela disciplina de Oficina em Jornalismo do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza. No próximo dia 10 de abril, a discussão abrange o tema “S.O.P.A: Censura na Internet?”, no Teatro Celina Queiroz, às 8h.

Por Vanessa Viana e Ana Carolina Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário