quarta-feira, 28 de março de 2012

O mercado atual para Fotografia autoral

O mercado atual para Fotografia autoral
                                                                                        Daniely Pinto Araújo

No dia 22 de março, o curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) promoveu no Teatro Celina Queiroz,  o primeiro Ciberdebate do ano de 2012, tendo como tema “Fotografia em Pauta”.  O debate contou com as presenças de Celso Oliveira, fotógrafo autoral, Eduardo Queiroz, editor de fotografia do jornal Diário do Nordeste e Júlio Alcântara, professor de fotojornalismo da Unifor.
Celso Oliveira já trabalhou em várias mídias jornalísticas diferentes, como a revista Veja e o jornal Folha de São Paulo.  Atualmente dedica-se ao trabalho de fotografia autoral, e foi premiado pelo livro "Quem somos nós".
O fotógrafo nos falou sobre as dificuldades do mercado hoje em dia, salientando que a principal delas seria a escolha de qual área da fotografia se dedicar, e depois de feita essa escolha, a importância de continuar se aperfeiçoando sem nunca parar o aprendizado.
Celso ressaltou ainda a importância de debates como este, dentro do ambiente da universidade, e de como os palestrantes e ouvintes podem aprender através de ouvir diferentes opiniões sobre o mesmo tema, não se mantendo fechados a sua própria visão.
Por fim, ele frisou como conselho aos iniciantes, a importância de escolher o seu próprio tema: “Tem gente que escolhe um tema, e depois de um ano trabalhando aquele tema, percebe que já não está rendendo mais porque o tema foi errado. Isso já aconteceu inclusive comigo umas 5 ou 6 vezes, de escolher o tema errado. Então a boa dica é escolher um bom tema.”
O próximo Ciberdebate será realizado no dia 10 de abril, ás 8 horas, também no Teatro Celina Queiroz, tendo como tema: “S.O.P.A: Censura na Internet?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário