terça-feira, 27 de março de 2012

Ciberdebates: Fotografia artística VS Fotojornalismo


Eduardo Queiroz, Júlio Alcântara e Celso de Oliveira
O primeiro dos Ciberdebates do ano, realizado dia 22 de março no Teatro Celina Queiroz, teve como tema “Fotografia em Foco”. O evento encheu o teatro para uma discussão sobre fotojornalismo e fotografia em geral dentro do jornalismo. Uma das questões abordadas durante o debate foi a polêmica sobre a fotografia como arte e como fato jornalístico.


Duas perguntas sobre a relação entre fotografia e arte foram lançadas aos três debatedores já no final do evento. O primeiro a responder foi o professor de fotojornalismo da Unifor, Júlio Alcântara, que afirmou ser uma questão complicada devido à impossibilidade de se definir o que é arte. “Levante a mão aí quem pode me dizer o que é arte. Eu não sei”, provocou Júlio.


Para esclarecer o debate, foi colocado em pauta o concurso de fotojornalismo, World Press Photo, considerado o maior concurso anual de fotojornalismo. Surgiu da platéia a colocação de que o concurso tem premiado imagens com uma preocupação artística e estética cada vez maior. “Isso é preocupante num concurso de fotojornalismo”, disse o debatedor Celso de Oliveira, fotógrafo e editor de imagem.


Segundo o fotógrafo, existe uma tendência de se premiar fotos mais artísticas, mas deveria haver uma separação por concurso, pois os fatos são o mais importante para a vertente do fotojornalismo. "Fotos de fatos estão ficando para trás em prêmios de fotojornalismo e isso é preocupante", diz ele.


O editor de fotografia do Diário do Nordeste, Eduardo Queiroz, também debatedor no evento, alertou para a crescente importância conferida à questão da estética na sociedade atual, devido a um “novo mundo imagético”. Para ele a tendência é geral e afeta também o fotojornalismo e toda a fotografia.


Fotojornalismo também pode ser arte e conter qualidades estéticas, segundo Eduardo, que comenta também que a tendência de premiar fotos mais artísticas começou no World Press Photo, mas já foi aderida por outros concursos como o Prêmio Esso de fotografia.


por Helena Nogueira e Priscila Ponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário