terça-feira, 27 de março de 2012

O Essencial da Fotografia é emocionar

Júlio Alcântara, professor de Fotografia da Unifor, foi um dos convidados a compor a mesa do primeiro ciberdebate do ano, que teve como tema "Fotografia em Pauta", e aconteceu na última quinta-feira (22/03) no Teatro Celina Queiroz.

O professor destacou em sua fala, os principais elementos que compõem uma boa fotografia, que passam por despertar no receptor algum tipo de curiosidade sobre o que está retratado na foto, sem necessariamente ter a obrigação de contar uma história. Este não seria o papel do profissional de fotografia. Para Júlio, porém, o elemento fundamental e indispensável de uma boa fotografia seria o de emocionar. "A imagem fotográfica não se dirige ao intelecto, e sim a emoção. Sempre", enfatizou.


Também abordou sobre as transformações tecnológicas que afetaram de algum modo a fotografia nos últimos tempos, como as fotos digitais, modernos softwares de tratamento de imagem, dentre outras inovações. Para ele, estas mudanças constituem uma evolução positiva para os profissionais da área. "Nós estamos vivendo uma das maiores revoluções que o mundo já passou nos últimos 20 anos, onde a internet se encontra com0 elemento principal, com seus recursos inovadores e dinâmicos", salientou.


Júlio, porém, fez uma alerta sobre o uso devido de recursos que modificam as fotos, tais como o Photoshop, por exemplo. "O Photoshop precisa ser mais bem usado, mas sem fazer alterações de má fé", pontuou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário