terça-feira, 27 de março de 2012

O que é uma boa fotografia fotojornalística hoje?


Fotografia em pauta

Ciberdebate com os fotógrafos Celso Oliveira, Júlio Alcântara e Eduardo Queiroz

Rebeca Nolêto

Sabryna Esmeraldo


Os Ciberdebates do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) tiveram início na última quinta-feira (22/03), no Teatro Celina Queiroz. Tendo como tema "Fotografia em Pauta", a primeira equipe a realizar os trabalhos da disciplina de Oficina em Jornalismo convidou três fotógrafos profissionais para o debate. Uma plateia que quase lotava o teatro teve oportunidade de discutir a realidade do fotojornalismo com o editor de imagem Celso Oliveira, o professor de fotojornalismo da Unifor Júlio Alcântara, e o editor de fotografia do Diário do Nordeste Eduardo Queiroz.

Em meio a informações acerca da história da fotografia, da manipulação de imagens e da realidade de um fotógrafo em uma rotina de redação de jornalismo impresso, os convidados citaram diversos fatores fundamentais para compor uma boa fotografia fotojornalística.

Durante a exposição de ideias, o professor Júlio Alcântara, ressaltou, por exemplo, a funcionalidade da fotografia no jornalismo. “A imagem fotográfica não se dirige ao intelecto. É um equívoco você querer contar histórias, denunciar, a fotografia não serve para isso, é melhor você fazer isso com o texto”, afirmou, explicando que a foto trata da emoção e texto e imagem se casam perfeitamente, mas que boas imagens podem não precisar de muitos esclarecimentos.

Outro ponto levantado por Júlio trata da produção fotojornalística na atualidade. Para o professor, o fotojornalismo é uma linguagem que está se esgotando. “Tenho percebido uma repetição no que é produzido. Estamos presos a formas existentes há vinte, trinta anos atrás", alertou, destacando a necessidade de inovação na área. Para Júlio, "Toda boa foto deve despertar a curiosidade".

A realidade da fotografia nas redações foi abordada por Eduardo Queiroz, que ressaltou a função de “sugestores de pautas” que os fotógrafos exercem também em sua rotina profissional. Acerca dos fatores que podem produzir um trabalho de qualidade, Eduardo explicou que é preciso ter afinidade com a pauta, buscar sua própria criatividade com a matéria, além de conhecer tanto a parte técnica da fotografia como sua linguagem. “Dentro da edição da fotografia, existem essas qualidades teóricas, tem que ser inédita, causar impacto, originalidade, informação, qualidade técnica e plástica”, ensinou o editor, citando ainda a importância da busca pela fotografia cândida, espontânea.

O editor Celso Oliveira entrou na discussão lembrando que todo trabalho é fruto de reflexão. Um dos conselhos que o profissional deu durante o debate foi sobre não desistir, mesmo com momentos ruins. “O resultado do ‘eu’ de cada autor é dificultoso, mas para o público que está disfrutando isso é de grande prazer”, explica Celso, dando ainda a dica para quem deseja trabalhar em algo próprio. “Esqueça todo o resto e seja você mesmo o tempo inteiro”, afirmou.

Para mais informações sobre o Ciberdebates 2012, visite a página do facebook do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário