quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Apolônio Aguiar: “A comunicação integrada exige profissionais com múltiplos talentos, como o homem renascentista”


A explosão do número de canais de comunicação trouxe a necessidade de um novo modelo de relação entre empresa e sociedade. Partindo dessa tese, Apolônio Aguiar, diretor de comunicação criativa da AD2M Engenharia de Comunicação, abriu o segundo Ciberdebates do semestre, que teve como tema Comunicação Integrada e Redes Sociais, destacando o papel do comunicador a partir desses novos parâmetros.

Na comunicação integrada, o jornalista precisa saber as diversas maneiras de utilizar as novas ferramentas, que evoluem constantemente, adaptando as devidas plataformas. “O profissional antigo estava satisfeito com texto e imagem. Hoje precisamos lidar com a multimídia, transmídia e até a não-mídia. É preciso antecipar tendências, planejar, diagnosticar e cumprir etapas”. O mercado exige um novo perfil do jornalista que vai lidar com a comunicação integrada. “A necessidade é de profissionais com múltiplos talentos, muito próximo ao homem renascentista”, sentenciou.

A comunicação integrada está ligada, intimamente, ao mercado e a comunicação empresarial, desde seu nascimento. Com as inovações tecnológicas, surgiu a necessidade das empresas repensarem o modelo de se relacionar com o público. “Em um mundo inundado por redes sociais não dá para lidar com o público com uma comunicação que não seja integrada”, alertou Apolônio Aguiar.

Apolônio ressaltou a importância da aplicação de uma comunicação integrada de forma ampla. “A comunicação tem que ser integrada enquanto processo. Tem que começar na gerência e inundar o corpo da empresa. Esse é antes de tudo um processo humano, rico, vivo e busca o engajamento das pessoas”.

O jornalista esclareceu ainda o conceito de algumas terminologias referentes aos processos de comunicação.. Redes sócias são conexões entre as pessoas que se formam na sociedade para trocar informações e sempre existiram, independente da tecnologia. Já as mídias sócias utilizam essas interações e as mídias digitais não são necessariamente sociais, mais utilizam os meios sociais. “Esse potencial social já existia antes. Hoje temos mil nomes curiosos para tudo que já existia”.

A existência das tecnologias de comunicação trouxe, segundo Apolônio, a necessidade de se ocupar esse espaço de acordo com os objetivos buscados pela empresa. Com essa relação mais próxima do público, as empresas descobriram que seus clientes são mais complexos do que se pensava anteriormente. “Por isso não podemos usar os antigos paradigmas para lidar com o publico de interesses multifacetados, esse é um desafio absurdo para as empresas”.

Apolônio enfatizou que, embora essas adaptações no fazer jornalistico na comunicação integrada, existem premissas fundamentais que permanecem. “É preciso buscar o equilíbrio entre a evolução e a a tradição” Boa apuração, busca pela ética, escutar todos os lados da noticia, esses são os princípios do jornalismo a que ele se refere. “Precisamos zelar pela boa escrita, manter esse brilho da profissão”, destacou.

O tema do próximo Ciberdebates será "Copa de 2014: desafios de uma cobertura online". O evento será no dia 25 de outubro, a partir das oito horas, no auditório da biblioteca central da Unifor. A entrada é franca e os que comparecerem receberão certificado.


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