quinta-feira, 1 de setembro de 2011

“Eu faço questão de trazer minhas turmas"

Dellano Rios, Júlia Lopes e Diego Benevides debateram sobre o fazer Jornalismo Cultural

“Importante e original”, assim definiu a professora de Sociologia, Angela Julita, o primeiro Ciberdebates do semestre. O evento realizado terça-feira (30) lotou o auditório da biblioteca da UNIFOR. Cerca de 200 alunos ouviram Diego Benevides (editor-chefe do site Cinema com Rapadura), Júlia Lopes (repórter do caderno Vida e Arte do jornal O Povo) e Dellano Rios (editor do Caderno 3 do Diário do Nordeste) levantarem questões sobre “Jornalismo Cultural na internet e suas possibilidades”.


O sucesso de público comprova a consolidação do projeto da disciplina de Oficina em Jornalismo. E o sucesso com certeza deve-se, em grande parte, ao apoio dos demais professores. “Eu sempre faço questão de trazer minhas turmas. Eu acho que é um momento interessante de contato com o mercado” ressaltou a professora de Jornalismo Janayde Gonçalves. Ela que no semestre anterior participou como palestrante do tema “Assessoria On-line”, acredita que além de contribuir para o conhecimento e contato do estudante com os profissionais atuantes no mercado, o Ciberdebates também é uma grande chance de aprofundamento para os professores. “Enquanto professor orientador é interessante a gente estar na mesa para mostrar o que a gente está pesquisando, o que está encontrando de novo. É interessante porque a gente discute aqui no campo da teoria, no campo da experimentação, o que está sendo feito de prática, por isso eu acho relevante.”

Angela Julita, assim como Janayde e os professores Jocélio Leal, Glauber Filho e Aderson Sampaio, também fez questão de liberar seus alunos para acompanhar o evento.  Para ela esse tipo de iniciativa oferece autonomia ao estudante, uma vez que a palestra é organizada pela própria turma da disciplina de Oficina em Jornalismo. Além disso, oferece conhecimento prático fundamental para o aprofundamento nas questões teóricas abordadas em sala. “Eu acho importante e original os alunos assumirem essa coordenação porque é uma experiência que eles tão aprendendo. O aluno tem que se apropriar desse saber e não apenas ficar quieto, passivo, na sala de aula ouvindo o que o professor diz.” E completou com muito entusiasmo, antes mesmo do início da palestra “estão de parabéns!”.

Quem perdeu, pode conferir o vídeo:



Por: Renata Frota

2 comentários:

  1. Muito legal citar a professora Janayde que é visitante assídua dos ciberdebates. E não é Jolita é jUlita, mas é normal confundir viu?

    E realmente deu um trabalho danado organizar tudo, mas valeu muito a pena.

    ResponderExcluir
  2. Renatinha, o título com a Julita é arriscado porque ela não levou turmas neste dia, ela foi como a mãe da Julia. Vamos substituir, quem sabe enfatizar um professor mais assiduo como a Janayde ou o Aderson. No mais, o texto está bom.

    ResponderExcluir