quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Júlia Lopes: "Precisamos perder preconceitos"


A jornalista Júlia Lopes foi uma das convidadas da I Edição do Ciberdebates Unifor do semestre 2011.2. Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza, co-autora e ex-editora do site A preço de banana e repórter do caderno Vida & Arte do jornal O Povo, ela se juntou a Dellano Rios e Diego Benevides para discutir o tema “Jornalismo cultural na internet: possibilidaddes”.

Para Júlia, a internet é uma ferramenta maravilhosa, mas não deve impedir o jornalista de se debruçar sobre a história e fazer pesquisa de campo. “A internet ajuda a estabelecer nossa carreira, mas isso não vai ser feito se o trabalho offline também não for estabelecido, de olhar atentamente. Tem muita coisa que a gente dá uma voltinha no centro e pode encontrar”, explicou.

Ela acrescenta que a multiplicidade de ferramentas que a internet oferece também pode estimular o jornalismo cultural: “O twitter e o facebook também podem ser o lugar de fazer jornalismo cultural e que leve teu nome lá pra frente. Não só ele, mas também youtube, vimeo, tumblr... Você vai conseguir trazer a cidade e o seu nome pra rede”.

Júlia também ressaltou a importância de explorar mais as produções culturais locais. “É importante esse olhar direto, pro local, porque a gente tem muita produção de fora falando do que é daqui com mais propriedade do que a gente que tá aqui. A gente tem que olhar pra dentro da cidade”.

Para ela, também é importante lembrar que a internet democratizou mais as produções culturais, e que não podemos mais tentar influenciar o gosto do público. “A gente tem que perder preconceitos, o que é importante, o que é bonito, determinar do que o outro deve gostar”, concluiu.

3 comentários:

  1. Gostei muito do comentário da Júlia sobre que muitas vezes o jornalista deixa de ir pra rua e que isso não pode ser perdido muitas vezes tem uma pauta maravilhosa do seu lado e ficar direto no computador pode atrapalhar você enxergar.

    ResponderExcluir
  2. Ela é muito lindinha, né?rs
    Adorei essa matéria, fez um resumão do que a Júlia falou. Mt boa.

    ResponderExcluir
  3. Indira, o material está legal, só gostaria que você alinhasse a foto da linda Júlia, ok?

    ResponderExcluir