quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Trabalhar com comunicação hoje é ser generalista.

O segundo Ciberdebates trás o tema Comunicação Integrada e Redes Sociais com os debatedores Apolônio Aguiar da AD2M - comunicação corporativa baseada em relações com públicos estratégicos, Lucas Mororó da HD Mais - empresa que trabalha a comunicação interativa, o publicitário e designer gráfico Gabriel Ramalho - com experiência em comunicação integrada e mídias digitais, e Paulo Santiago da AVANZ - empresa especializada em trazer soluções para Internet.

Apolônio Aguiar quem abre o evento falando sobre os diversos nomes da Comunicação Integral e as formas diferentes de falar sobre a necessidade de comunicação. Essa integração é um processo, não algo que começa num canto da empresa, mas sim que passa por todos. “É necessário que a comunicação engaje as pessoas”, afirma Apolônio.

Quem trabalha com comunicação hoje, deixa de ser especialista e passa a ser generalista voltando ao homem renascentista que realizava diversos trabalhos não se especializando apenas em uma única coisa.

“Quem tem Twitter? Quem tem Facebook? Quem tem Tumblr?” pergunta Paulo Santiago e a resposta é diversas mãos levantadas. “As pessoas, hoje, se relacionam pelas redes sociais e rola namoro, amizade, negócio, engajamento. Comunicação.” Completa. O leque é imenso sendo possível diversas ações de compartilhamento, encontros e trocas de informações pela internet.

Paulo lembra que muitas empresas praticamente copiam o conteúdo de uma rede social à outra. “A coisa do texto e imagem não resolve mais”, afirma Paulo. É preciso que aja complementação de conteúdo, não a cópia dele. O objetivo é preencher o espaço de forma atrativa e não repetitiva usando conteúdo multimídia.

Em 99 se falava em redes sociais, mas não era um assunto abundante. O conceito de comunicação Integrada é a junção das comunicações institucional, interna e mercadológica. “Tem que ter um planejamento para integrar todos esses compostos em uma mensagem única”, diz Gabriel Ramalho. Além de unir as diversas comunicações, é necessário um discurso que chegue à todos, seja público interno ou externo.

A HD Mais é uma agência de publicidade que trabalha com comunicação integrada trazendo soluções para seus clientes usando desde meios tradicionais à web. “Rede social é uma grande ferramenta hoje, não tem pra onde correr” Afirma Lucas.

É preciso haver um planejamento e envolvimento desde a montagem de uma rede social ou site e seguindo em sua atualização. Contudo, não basta colocar qualquer um na frente do computador. A intenção é compartilhar e atrair, mas não adianta ficar somente nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário