terça-feira, 27 de setembro de 2011

Qual a importância da comunicação integrada?



O tema do 2° Ciberdebates "Comunicação Integrada e Redes Sociais" reuniu hoje (27) cerca de 140 pessoas no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor). O intuito dos alunos que organizaram o evento era mostrar como essas redes sociais que surgem a todo momento estão sendo utilizadas como forma de posicionamento estratégico no mercado. "Os debatedores vão mostrar cases de empresas públicas e privadas", explica Ivana Moreira, aluna de 7° semestre de jornalismo e integrante da equipe organizadora.

O evento contou com quatro debatedores. Apolônio Aguiar, da Ad2m, Paulo Santiago, da Avanz, Gabriel Ramalho, responsável pelo "Papos em Rede" e Lucas Mororó, sócio-proprietário da HD Mais. A mediadora Camila Coelho convidou o primeiro debatedor Apolônio Aguiar para iniciar o "bate-papo" entre a mesa e os alunos.

Muito bem preparado, Apolônio introduziu o assunto de forma didática e bastante enriquecedora. "A comunicação tem que ser integral, ela não pode atingir apenas um foco", explicou, ressaltando a importância que todos os funcionários, de qualquer empresa, devem ser ser integrados como um só. Segundo ele, hoje existem diversos canais de informações e é muito complicado, na maioria das vezes, encontrar o público correto para aquele tipo de produto. Com o exemplo de uma livraria que mapeia o que os clientes gostam através de um perfil, o jornalista fez questão de frisar a importância que a tecnologia tem para a comunicação.

Apolônio finalizou sua fala ressaltando a importância que o jornalista tem hoje de ser multifuncional. "Hoje em dia nós temos que ter múltiplos talentos, não é mais só escrever bem".

Paulo Santiago abordou os pontos fortes das redes sociais. Interagindo com o público do debate, ele comprovou que a maioria das pessoas que estavam presentes tinham algum tipo de perfil online. "Todo mundo tem, mas o segredo é saber como utilizar. A partir de um planejamento inicial, nós temos que atingir nosso objetivo. Também temos que saber ter cuidado, é uma ferramenta de duas vias", observa.

Ele também mostrou o case que faz parte do seu portfólio: a página do facebook da Prefeitura de Fortaleza. Paulo teve a oportunidade de mostrar na prática o que ele tinha tanto tinha falado: saber atingir o objetivo de quem te contratou.

Para Gabriel Ramalho é importante que exista uma unificação da comunicação institucional com a integrada. Segundo ele, isso pode ser bem difícil de acontecer já que existe um público bem diferente nesses dois tipos de comunicação, mas com a lógica de planejamento isso é possível. "Uma alternativa é trabalhar com diversos canais que juntos passem a mesma mensagem", explica.

Já Lucas Mororó teve a oportunidade de contar sua experiência dentro do histórico de empresas privadas. Ele afirmou que a comunicação digital permite que os clientes se tornem mais próximos da empresa. Como exemplo, Lucas teve oportunidade de citar o caso da loja multimarcas Anamac. "Com o planejamento e o direcionamento certo, nós atingimos mais de 30 mil acessos no blog institucional da marca".

Segundo ele, compartilhar é a palavra do século. "Com a comunicação digital é possível compartilhar o máximo de informações", finaliza.

Após a apresentação dos palestrantes, a mediadora abriu para as dúvidas e perguntas do público. Além da cobertura pelo blog, o debate foi todo transmitido via Ustream e o twitter @Ciberdebates esteve durante todo o evento interagindo com o público.

A aluna Raíssa Hilgenberg, do 5° semestre de jornalismo, ficou presente até o final do evento. Ela fez questão de frisar a importância do Ciberdebates como um evento fixo da Universidade. "Nós temos a oportunidade de ver como é na prática, acho muito interessante", afirma, se referindo aos diversos cases apresentados pelos palestrantes.



Não percam

O próximo Ciberdebates acontece na última terça-feira do mês de outubro, dia 25, a partir das 8h no auditório da Biblioteca. O tema que vai ser discutido é "Copa 2014: Desafios de uma cobertura online".



Créditos da foto: Eduardo Buchholz

2 comentários:

  1. Pelo amor de Deus Corrige esse nome, não e paulo aguiar, É PAULO SANTIAGO! Ele já me mandou um e-mail reclamando, por favor corriga logo, porque ele quer divulga isso no site da empresa, obrigada!

    ResponderExcluir