quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Boas expectativas na chegada e satisfação na saída



Eis o que marcou o 1º ciberdebates do semestre, promovido por professores e alunos do 7º semestre de jornalismo da Universidade de Fortaleza, ocorrido na manhã da última terça-feira de agosto.

Para discutir o tema - Jornalismo Cultural na Internet : Possibilidades - estiveram presentes Dellano Rios, editor do caderno de cultura do Diário do Nordeste, Júlia Lopes, repórter do O Povo e co-autora do site A preço de banana, e Diego Benevides, editor chefe do portal Cinema com rapadura.

Para a estudante do 1º semestre de jornalismo, Antonia Letícia, as expectativas às 8h20min para o debate eram as melhores possíveis. “Acho que vai ser bom para expandir meus conhecimentos sobre jornalismo cultural e para me fazer entender melhor as características próprias do ciberespaço”.

Ao final, às 11h25, ao ser questionada sobre o que achou do debate, ela disse ter se surpreendido. “Achei enriquecedor e surpreendente! Não sabia o quanto o jornalismo na internet é rotativo. Você realmente precisa saber o que está escrevendo, não é? E foi isso que me marcou: saber que o desafio é se esforçar para fazer algo novo e aprofundado".

Quem partilhou o sentimento de surpresa com Letícia foi a estudante do 3º semestre do mesmo curso, Elisângela Rocha: “Na chegada, eu estava aberta para ouvir. Não sabia o que esperar. Mas estou saindo daqui satisfeita e surpresa, pois achava que o jornalismo na internet era mera reprodução do que se tem no meio impresso. Porém, muita coisa pode ser feita de forma inovadora e crítica."

Pontos discutidos

O dinamismo próprio da plataforma digital, a importância de, independentemente do meio, se contar boas histórias, a especialização do profissional, a inexistência do furo jornalístico, a relação com as assessorias de imprensa e a importância de saber buscar bons conteúdos na internet foram alguns dos pontos levantados pelos palestrantes.

Jornalista Dellano Rios
 “O problema da web é o filtro. O que realmente tem credibilidade? Existe uma idéia de magia em relação à internet, como se tudo o que houvesse ali, estivesse ali por mágica. E como já há muita coisa na internet, temos que nos questionar sobre o que podemos fazer de novo”, provocou o jornalista Dellano Rios. E quanto ao meio: “Jornalista é jornalista. Não deveria haver briga ou oposição quanto ao meio, se impresso ou digital”, ressaltou.

Confira o próximo!
Sempre com temas interessantes, os ciberdebates da Unifor acontecem na última terça-feira de cada mês. O próximo é dia 27 de setembro e seu tema é: Comunicação Integrada e Redes Sociais.

Ivana Moreira

Um comentário:

  1. Texto bacana e gostei do título, só não gostei do lead começar com "Eis o que marcou"... o titulo e a primeira linha do texto são informações complementares e não textos complementares.

    ResponderExcluir